domingo, 15 de setembro de 2013

As dificuldades da alfabetização nas séries iniciais

Professora: Carla Regina Lovatto
Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Giuliani

O Principal objetivo da escola é a aprendizagem, ou seja, propiciar aos educandos caminhos para que eles aprendam cada vez mais e que possam atuar criticamente na sociedade em que estão inseridos.
A área da educação nem sempre é cercada por sucessos e aprovações. Muitas vezes nos deparamos com alunos que não conseguem assimilar o processo ensino-aprendizagem.
A dificuldades na aprendizagem podem ter como origem fatores orgânicos ou emocionais; sendo a Dislexia e o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) as mais conhecidas.
De acordo com MORAIS (2006, p. 163) que descreve sobre as dificuldades na aprendizagem:

"O professor desempenha um papel muito importante no processo de diagnóstico, como no processo reeducativo"

O educador tem o papel de identificar e descobrir esses problemas, porém não possui formação específica para fazer tais diagnósticos, que precisam ser feitos por médicos, psicólogos e psicopedagogos.
Conforme TIBA (1998, p. 38) que descreve:

 "O aluno não consegue aprender aquilo que não entende, assim como não pode engolir pedaços maiores do que a sua garganta permite passar."

Entende-se que o educador precisa fazer uso de diversas metodologias para que o aluno possa vir a aprender.

REFERÊNCIAS:
MORAIS, A.M.P. - Distúrbios de aprendizagem - Uma abordagem psicopedagógica. Editora São Paulo, Edicon, 2006.
TIBA, Içami - Ensinar aprendendo: Como superar os desafios professor-aluno em tempos de globalização. Editora São Paulo, Gente, 1998.

Nenhum comentário:

Postar um comentário