segunda-feira, 2 de setembro de 2013

As dificuldades da Alfabetização nas Séries Iniciais



Aprendemos coisas novas a todo momento e durante toda vida, dessa forma, o aprender é  uma atividade cotidiana, somos “aprendentes” natos, uma vez que descobrimos diferentes maneiras para realizar atividades do dia a dia, seja para aprender a utilizar uma máquina, aprender a fazer um novo prato, enfim, aprendemos a todo momento. Mas também é visto que ao aprender, erramos diversas vezes e os erros nos levam a futuros acertos até que chegamos à aprendizagem que esperávamos, ou seja, ao nosso objetivo.
Dessa forma, alfabetizar nos faz pensar em aprender, em como se dá o processo de aprendizagem do aluno, e em como os erros podem fazer com que se chegue à aprendizagem, a alfabetização de fato.
Conforme SOARES ( 2003 ;11):

as dificuldades da criança, no processo de construção do sistema de representação que é a língua escrita – consideradas “deficiências” ou “disfunções”, na perspectiva dos métodos “tradicionais” – passam a ser vistas como “erros construtivos”, resultado de constantes reestruturações.

Assim, cabe ao professor, proporcionar momentos em que as atividades sejam realizadas de forma que os erros sejam vivenciados e percebidos como momentos ricos de aprendizagem. O erro para criança em fase de alfabetização não pode ser visto como aspecto depreciador, mas sim como forma da mesma internalizar a aprendizagem, uma vez que aprende com os erros, e essa aprendizagem faz sentido para si.
O erro como forma de aprendizagem, não configura uma dificuldade, uma vez que é propulsor da continuação da aprendizagem, porém o que fazer quando os alunos não conseguem manter essa relação com o erro, e esse se torna uma característica da dificuldade de aprendizagem?
Porque o aluno não compreende o sistema de escrita, não se alfabetiza? Porque o professor não consegue se fazer entender para o aluno? Porque alguns alunos não avançam no processo de aprendizagem? Porque essa aprendizagem não é linear com todos os alunos? O que, eu, professor, posso fazer nessa situação? Como ajudar o aluno na compreensão do processo de alfabetização?
Dentre tantas perguntas sem respostas, o professor se vê sozinho no processo de aprendizagem do aluno, e passa a buscar formas de alcançar seu objetivo, que é a alfabetizar seus alunos. Essas respostas não são claras nem objetivas, partem da reflexão das práticas vivenciadas, das trocas de experiências com colegas, da pesquisa, do estudo de como a criança aprende, e das tentativas realizadas em sala de aula, que como já citado acima, passíveis de erros e acertos.
Por fim, as dificuldades da alfabetização nos anos iniciais são inúmeras, e as formas de agir para a superação dessas são realizadas cotidianamente  a partir de tentativas, a partir do trabalho do professor com os alunos.


REFERENCIAS:
SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Outubro, 2003. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n25/n25a01.pdf/ >. Acesso em: 02 de setembro de 2013.


Grupo da E.M.E.F. Leonor Pires de Macedo
Prof. Adriana Ferraz Ortiz
Prof. Darlene de Vargas Michelotti
Prof. Fabricia Sônego

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