DIFICULDADES DE
APRENDIZAGEM
A dificuldade de aprendizagem refere-se a um distúrbio que pode ser gerado por uma série de problemas cognitivos ou emocionais e pode afetar qualquer área do desempenho escolar e na maioria dos casos é o professor o primeiro a identificar que a criança está com alguma dificuldade, mas os pais e demais membros da família devem ficar atentos também. A dificuldade mais conhecida e que vem tendo grandes repercussões na atualidade é a dislexia, porém, é necessário estarmos atentos a outros sérios problemas como grafia, calculo, desvalia, ortografia e o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade). Segundo especialistas, as crianças com dificuldades de aprendizagem podem apresentar desde cedo um maior atraso no desenvolvimento da fala e dos movimentos do que o considerado 'normal'.
A dificuldade de aprendizagem refere-se a um distúrbio que pode ser gerado por uma série de problemas cognitivos ou emocionais e pode afetar qualquer área do desempenho escolar e na maioria dos casos é o professor o primeiro a identificar que a criança está com alguma dificuldade, mas os pais e demais membros da família devem ficar atentos também. A dificuldade mais conhecida e que vem tendo grandes repercussões na atualidade é a dislexia, porém, é necessário estarmos atentos a outros sérios problemas como grafia, calculo, desvalia, ortografia e o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade). Segundo especialistas, as crianças com dificuldades de aprendizagem podem apresentar desde cedo um maior atraso no desenvolvimento da fala e dos movimentos do que o considerado 'normal'.
Toda a criança tem um processo, um ritmo diferente de desenvolvimento.
Umas aprendem a andar mais cedo, outras falam mais tarde e isso é absolutamente
normal, não existe um 'padrão' de desenvolvimento.
Crianças com dificuldades de aprendizagem geralmente apresentam desmotivação e incômodo com as tarefas escolares gerados por um sentimento de incapacidade, que leva à frustração.
Crianças com dificuldades de aprendizagem geralmente apresentam desmotivação e incômodo com as tarefas escolares gerados por um sentimento de incapacidade, que leva à frustração.
O ato de dar atenção e se importar com a criança, fazendo-a perceber o
quanto ela é boa em tarefas na qual ela tem habilidade e incentivá-la a
desenvolver outras tarefas nas quais ela não é tão boa,  é preciso
manter a calma.  Não rotular , ao contrário, elogie isso irá
fortalecer sua auto-estima.
Não é uma questão de se encontrar
culpados, mas sim de encontrar soluções.
Muitas
vezes a criança apresenta dificuldades numa determinada escola, simplesmente
porque não gostou do ambiente, do espaço, da forma como ela foi tratada, como é
sua relação com a professora com os amigos, ou a metodologia não foi adequada
às suas necessidades, e por aí vai.
Muitas
vezes basta mudar de escola que cessam todos os sintomas descritos acima. Por
quê? Porque a metodologia é diferente, as relações que se estabelecem são diferentes,
a organização, o espaço e o tempo de atividades são diferentes, enfim, são
múltiplos fatores.
Ballone
(2004) afirma que as dificuldades de aprendizagem não devem ser tratadas como
se fossem problemas insolúveis, mas como desafios que fazem parte do próprio
processo da aprendizagem. Também considera necessário identificar e preveni-las
mais precocemente, de preferência ainda na pré-escola.
Porém,
não é simples afirmar que uma determinada condição psicossocial age como causa
ou conseqüência na vida de uma criança. Uma criança que apresenta dificuldade
de aprendizagem, provavelmente, já passou por diversas cadeias de
circunstâncias desfavoráveis para o seu desenvolvimento e essa dificuldade, se
persistir, também acarretará novos prejuízos psicossociais, que, por sua vez,
também contribuirão para a manutenção ou intensificação das dificuldades de
aprendizagem.
Por
fim, não é uma questão simples de se resolver, requer avaliação  e
acompanhamento multidisciplinar, e cada caso requer um encaminhamento  e atenção diferenciada.
Fonte
Prof. Dulce Streck Procknow
Escola:Municipal Sete de Setembro.

 
 
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