Princípios éticos - da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum.
Princípios políticos - dos direitos e deveres da cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática.
Princípios estéticos - da sensibilidade, criatividade e diversidade de manifestações artística e culturais.
Restinga Sêca, está, portanto, desafiada a refletir junto a Rede Municipal de Ensino sobre as questões importantes que dizem respeito a Alfabetização na Idade Certa de crianças até os oito anos de idade, ou seja, ao final do 3º ano do ensino Fundamental. Comecemos a pensar:
"Há um tempo em que é preciso
abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os
nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da
travessia, e se não ousarmos fazê-la teremos ficado para sempre, a margem de
nós mesmos. Pedras no caminho...guardo todas, um dia construirei um
castelo."
Fernando Pessoa
Alexandra Marin Colpo
E.M.E.F. Manuel
Albino Carvalho
 
 
Também acredito que essa mudança se faz necessária,por isso estamos juntos buscando novas vestes,novos rumos,para que nossos alunos consigam fazer sua travessia.E que esta seja tão rica de oportunidades e conhecimentos, que lá do alto de seus castelos consigam usufruir da leitura do mundo que o cerca.
ResponderExcluirQual a idade certa para a alfabetização?
ResponderExcluirOs especialistas dizem que a alfabetização deve ocorrer até os oito anos de idade. Nesse sentido e até antecipando uma das metas do novo Plano Nacional de Educação – PNE – o MEC lança o programa Alfabetização na Idade Certa, procurando com isso injetar recursos e motivação para todos os sistemas de ensino se concentrarem na meta: todas as crianças alfabetizadas até os oito anos de idade.
Evidente que isso pode acontecer antes. Todavia deve-se respeitar esse limite até para não exagerarmos em certa medida, tentando antecipar a entrada das crianças no ensino fundamental, que hoje se dá aos seis anos de idade. Importante frisar que outra meta já definida em lei aponta que a educação infantil de quatro a seis anos será universalizada em todo o país até 2016. Certamente isso contribuirá e muito com a meta da alfabetização.
Três observações importantes ao meu ver: primeiro o respeito que devemos ter com o tempo da criança. Não podemos em hipótese alguma forçar a alfabetização, por exemplo, aos quatro ou cinco anos de idade. Se acontecer deve ser naturalmente. Segundo, não podemos deixar de acompanhar o desenvolvimento da criança, sob pena de as mesmas chegarem aos oito anos com dificuldades em sua alfabetização, como vemos relatos diariamente. E por fim uma preocupação destacada com os professores dessa etapa.Os professores alfabetizadores devem não só ter uma formação especial e específica, como também devem ter motivações para desenvolver suas atividades. Esta iniciativa do governo federal, prova que a preocupação com a educação de qualidade é hoje uma realidade. Desejo sucesso a todos os educadores! Vamos aproveitar esta oportunidade de aprendizagem para para enriquecer a alfabetização em nossa sala de aula!
Um abraço!
Eliana Parreira
2º ano-Escola Sete de Setembro- Vila Rosa
Emília Ferreiro na obra “Reflexões sobre a alfabetização” faz uma análise sobre a alfabetização, fazendo-nos repensar a nossa prática escolar, na qual se baseia em experiências vivenciadas por ela e por outros colaboradores. E realmente temos que concordar sobre a importância de repensarmos sobre a nossa prática educativa. Sendo assim, percebo que o curso do Pacto está nos proporcionando esse momento de reflexão, pois além de aprendermos novos conhecimentos estamos tendo a oportunidade de trocar experiências com outros professores que também estão inseridos na missão de alfabetizar.
ResponderExcluirAlfabetizar não é apenas codificar e decodificar (fonemas e grafemas), mas sim disponibilizar situações de aprendizagem para que o aluno possa construir e reconstruir hipóteses sobre o mundo da escrita. É nos primeiros anos escolares que a criança desenvolve a curiosidade em saber ler e escrever. Com isso, é imprescindível estímulos para que a criança compreenda o funcionamento do sistema da escrita.
Eliane Terezinha dos Santos Berger
Professora 3º ano
Escola Municipal de Ensino Fundamental Dezidério Fuzer
Colegas, realmente o Pacto está nos trazendo o desafio de repensarmos nossa prática como alfabetizadores: Como trabalhar conteúdos que realmente são significativos para nossos alunos? Como valorizar o conhecimento que o aluno já possui? Existe uma idade certa para alfabetizar? O que é alfabetizar? Entre outras.
ResponderExcluirEstamos encarando este desafio... Mostrando nossas experiências, conhecimentos e aprendendo... E, juntas estamos buscando a construção de uma alfabetização de qualidade em nossa sala de aula.
Ieda Romana
Orientadora de Estudos