O Pacto e a Alfabetização.
O surgimento do Pacto pela alfabetização na idade certa, chegou em um ótimo momento, pois o tema Alfabetização gera uma grande incógnita ( metodologias, avaliações, objetivos, fracasso escolar nos anos iniciais.
 Com relação às crianças que não aprendem,  Perrenoud acredita ser preciso uma pedagogia diferenciada, isto é, a individualização do ensino fazendo "... com que cada aprendiz vivencie, tão freqüentemente quanto possível, situações fecundas de aprendizagem". (PERRENOUD, 2000, p.9). 
Para colocar em prática a diferenciação do ensino, é preciso modificar a escola, mudar a metodologia de ensino, fazendo com que todos tenham as mesmas oportunidades de aprendizagem. 
 De acordo com o programa, o Pacto Nacional pela Alfabetização  na idade certa, as crianças precisam ter  compreenção do funcionamento do sistema de escrita, fluência de leitura e domínio de estratégias de compreensão e produções escritas.
 A alfabetização é uma das prioridades no contexto atual, pois o professor alfabetizador, é o mediador do processo exercendo sua função de forma plena, tendo transparência do que ensina e como ensina.
É necessário parar;  termos um tempo para refletir ,sobre nossas práticas pedagógicas e este curso nos propiciou este momento de expôr nossos anseios, compartilhar nossas conquistas, refletir sobre nossos fracassos, buscando um embasamento teórico, interações e trocas para enriquecer nosso trabalho e aprendizagem de nossos alunos em sala de aula.
Glaucia Maria Dotto.
Professora do 1º Ano.
E.M.E.F. Professor Edwaldo Bernardo Hoffmann.
 
 
Concordo com você, colega Gláucia, o Programa Pacto chegou na hora certa, pois está proporcionando uma reflexão e troca de experiências na nossa prática.
ResponderExcluirSabemos que como alfabetizadores temos uma grande responsabilidade temos uma grande responsabilidade no processo de ensino e aprendizagem de nosso aluno.
Ieda Romana
Orientadora de Estudos.