Somos Professoras do Município de Restinga Sêca, trabalhamos com turmas de séries iniciais: 1º, 2º e 3º ano.
Estamos participando do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e, de acordo com este programa somos professores alfabetizadores, pois trabalhamos com classes que pertencem ao ciclo de alfafabetização.
Criamos este Blog para postarmos nossas experiências, dúvidas, concepções e expectativas em relação ao nosso curso de Formação e o processo de alfabetização.
Minha experiência recente com alunos iniciando o mundo da leitura, percebo que ao articular as práticas de leitura, ao ler eles antecipam - com base apenas na imagem. À medida que avançam em suas hipóteses de leitura e escrita, os estudantes desenvolvem, com base no trabalho do professor, alternativas de verificação cada vez mais sofisticadas. Inicialmente, diferenciam as figuras dos textos. Depois, imaginam que só é possível ler algo com mais de três letras. Por fim, analisam, verificando principalmente as letras iniciais e finais de cada palavra.
Minha experiência recente com alunos iniciando o mundo da leitura, percebo que ao articular as práticas de leitura, ao ler eles antecipam - com base apenas na imagem.
ResponderExcluirÀ medida que avançam em suas hipóteses de leitura e escrita, os estudantes desenvolvem, com base no trabalho do professor, alternativas de verificação cada vez mais sofisticadas.
Inicialmente, diferenciam as figuras dos textos. Depois, imaginam que só é possível ler algo com mais de três letras. Por fim, analisam, verificando principalmente as letras iniciais e finais de cada palavra.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir