O PACTO E O FAZER PEDAGÓGICO
                     O PACTO está possibilitando que nós, professores alfabetizadores, possamos realizar encontros para discutir e aperfeiçoar o nosso fazer pedagógico no processo de alfabetização, através dos fundamentos teóricos e da troca de experiências.
                      Os processos de alfabetização e letramento são complementares e inseparáveis. Sua consolidação supõe a plena condição de uso da língua nas políticas sociais de leitura e escrita, dentre as quais se inclui a capacidade de compreender textos pertinentes a todas as áreas do conhecimentos. Para saber mais sobre este tema leia o livro de Magda Soares, Letramento: um tema em três gêneros (Belo Horizonte: Autêntica, 2000).
                       A língua escrita deve ser compreendida, simultaneamente, como objeto e instrumento da aprendizagem. É objeto, porque o que se almeja é garantir que os alunos dominem esse sistema de representação e desenvolvam as capacidades linguísticas e comunicativas necessárias para fazer uso da leitura e da escrita em situações sociais. É instrumento da aprendizagem porque o domínio desse sistema é a base para que os alunos possam adquirir outros conhecimentos, seja no contexto escolar, seja no contexto social mais amplo.
                      Para que o aluno esteja letrado, ele deve identificar vários tipos de textos. Não basta estar alfabetizado, se não estiver letrado.
ISALETE MARIA TONDO
PROFESSORA DO 2º ANO
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR EDWALDO BERNARDO HOFFMANN
 
 
Realmente, Colega Isalete, o Programa Pacto está nos trazendo oportunidade de discutir e aperfeiçoar nossa prática pedagógica, como alfabetizadores.
ResponderExcluirFica a sugestão do livro e a consciência de que alfabetização e letramento se complementam e como alfabetizadores precisamos trabalhar neste sentido.
Ieda Romana
orientadora de Estudos