sexta-feira, 24 de maio de 2013


O Pacto e a Alfabetização
O Pacto Nacional de Alfabetização na idade certa vem garantir a alfabetização de crianças até oito anos, ou seja, até o 3º ano. Pacto de alfabetização é um conjunto de esforços para alfabetizar as crianças na idade certa.
            O professor deve estar sempre buscando atualização, pois alfabetizar é muito complexo é um grande esforço na busca de embasamento e o pacto veio trazer os encontros mediados pelo orientador e o coordenador e também na troca com os colegas professores.
            Alfabetizar na idade certa e respeitar a individualidade de cada educando temos que apostar toda nossa dedicação para alfabetizar.
            Alfabetizar vai muito além de ler escrever, a criança deve estar letrada lendo e escrevendo corretamente e tendo conhecimento de mundo.
            O professor alfabetizador deve ter conhecimento de como as crianças aprendem e toma posse da leitura e da escrita.
            O conhecimento por parte da criança deve ser gradual corresponde os mecanismos como coloca Piaget, segundo os quais cada salto cognitivo depende de uma assimilação e de uma acomodação e dos esquemas internos o que necessariamente leva um tempo. Por as crianças utilizar esses esquemas internos e não repete simplesmente o que houve elas interpretam o ensino recebido.
            A leitura e a escrita são adquiridas juntamente conforme Emília Ferreiro. A sala de aula deve ser um ambiente alfabetizador com livros de histórias, jornais, revistas, etc.
            Para Ferreiro (1996) a leitura e escrita são sistemas construídos paulatinamente. As primeiras escritas feitas pelos educandos no início da aprendizagem devem ser consideradas como produções de grande valor, porque de alguma forma as suas escritas colocadas no papel o educando quer representas algo.
            Estar alfabetizado para Emília Ferreiro o educando é capaz de ler (decodificar) e escrever (codificar) bem como ler e compreender o que está escrito e dominar.

Elenita Bernardes da Rosa. 
Professora do 3º ano, Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Edwaldo Bernardo Hoffmann.
24/05/2013.

Um comentário:

  1. Qual a idade certa para a alfabetização?

    Os especialistas dizem que a alfabetização deve ocorrer até os oito anos de idade. Nesse sentido e até antecipando uma das metas do novo Plano Nacional de Educação – PNE – o MEC lança o programa Alfabetização na Idade Certa, procurando com isso injetar recursos e motivação para todos os sistemas de ensino se concentrarem na meta: todas as crianças alfabetizadas até os oito anos de idade.

    Evidente que isso pode acontecer antes. Todavia deve-se respeitar esse limite até para não exagerarmos em certa medida, tentando antecipar a entrada das crianças no ensino fundamental, que hoje se dá aos seis anos de idade. Importante frisar que outra meta já definida em lei aponta que a educação infantil de quatro a seis anos será universalizada em todo o país até 2016. Certamente isso contribuirá e muito com a meta da alfabetização.

    Três observações importantes ao meu ver: primeiro o respeito que devemos ter com o tempo da criança. Não podemos em hipótese alguma forçar a alfabetização, por exemplo, aos quatro ou cinco anos de idade. Se acontecer deve ser naturalmente. Segundo, não podemos deixar de acompanhar o desenvolvimento da criança, sob pena de as mesmas chegarem aos oito anos com dificuldades em sua alfabetização, como vemos relatos diariamente. E por fim uma preocupação destacada com os professores dessa etapa.Os professores alfabetizadores devem não só ter uma formação especial e específica, como também devem ter motivações para desenvolver suas atividades. Esta iniciativa do governo federal, prova que a preocupação com a educação de qualidade é hoje uma realidade. Desejo sucesso a todos os educadores! Vamos aproveitar esta oportunidade de aprendizagem para para enriquecer a alfabetização em nossa sala de aula!
    Um abraço!

    Eliana Parreira
    2º ano-Escola Sete de Setembro- Vila Rosa

    ResponderExcluir