domingo, 26 de maio de 2013

PACTO PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: UMA GRANDE REFLEXÃO

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, nos desafia a pensar O QUE e COMO ensinar a criança de 6 anos que está sendo inserida na escola, a pensar sobre o compromisso da escola com a apropriação e a seleção dos conteúdos que realmente são significativos a essa criança. Valorizar o que a criança traz de conhecimento de sua cultura, focar o trabalho numa inserção sócio-cultural, planejar, desenvolver atividades significativas, com um currículo que propicie uma organização pedagógica flexível as mudanças, promover diferentes situações de interação e troca do sujeito com o meio e, considerando as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental que destacam alguns princípios norteadores e importantes na educação como:
Princípios éticos - da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum.
Princípios políticos - dos direitos e deveres da cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática.
Princípios estéticos - da sensibilidade, criatividade e diversidade de manifestações artística e culturais.
Restinga Sêca, está, portanto, desafiada a refletir junto a Rede Municipal de Ensino sobre as questões importantes que dizem respeito a Alfabetização na Idade Certa de crianças até os oito anos de idade, ou seja, ao final do 3º ano do ensino Fundamental. Comecemos a pensar:

"Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia, e se não ousarmos fazê-la teremos ficado para sempre, a margem de nós mesmos. Pedras no caminho...guardo todas, um dia construirei um castelo."

Fernando Pessoa
 
Alexandra Marin Colpo
E.M.E.F. Manuel Albino Carvalho

4 comentários:

  1. Também acredito que essa mudança se faz necessária,por isso estamos juntos buscando novas vestes,novos rumos,para que nossos alunos consigam fazer sua travessia.E que esta seja tão rica de oportunidades e conhecimentos, que lá do alto de seus castelos consigam usufruir da leitura do mundo que o cerca.

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  2. Qual a idade certa para a alfabetização?

    Os especialistas dizem que a alfabetização deve ocorrer até os oito anos de idade. Nesse sentido e até antecipando uma das metas do novo Plano Nacional de Educação – PNE – o MEC lança o programa Alfabetização na Idade Certa, procurando com isso injetar recursos e motivação para todos os sistemas de ensino se concentrarem na meta: todas as crianças alfabetizadas até os oito anos de idade.

    Evidente que isso pode acontecer antes. Todavia deve-se respeitar esse limite até para não exagerarmos em certa medida, tentando antecipar a entrada das crianças no ensino fundamental, que hoje se dá aos seis anos de idade. Importante frisar que outra meta já definida em lei aponta que a educação infantil de quatro a seis anos será universalizada em todo o país até 2016. Certamente isso contribuirá e muito com a meta da alfabetização.

    Três observações importantes ao meu ver: primeiro o respeito que devemos ter com o tempo da criança. Não podemos em hipótese alguma forçar a alfabetização, por exemplo, aos quatro ou cinco anos de idade. Se acontecer deve ser naturalmente. Segundo, não podemos deixar de acompanhar o desenvolvimento da criança, sob pena de as mesmas chegarem aos oito anos com dificuldades em sua alfabetização, como vemos relatos diariamente. E por fim uma preocupação destacada com os professores dessa etapa.Os professores alfabetizadores devem não só ter uma formação especial e específica, como também devem ter motivações para desenvolver suas atividades. Esta iniciativa do governo federal, prova que a preocupação com a educação de qualidade é hoje uma realidade. Desejo sucesso a todos os educadores! Vamos aproveitar esta oportunidade de aprendizagem para para enriquecer a alfabetização em nossa sala de aula!
    Um abraço!

    Eliana Parreira
    2º ano-Escola Sete de Setembro- Vila Rosa

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  3. Emília Ferreiro na obra “Reflexões sobre a alfabetização” faz uma análise sobre a alfabetização, fazendo-nos repensar a nossa prática escolar, na qual se baseia em experiências vivenciadas por ela e por outros colaboradores. E realmente temos que concordar sobre a importância de repensarmos sobre a nossa prática educativa. Sendo assim, percebo que o curso do Pacto está nos proporcionando esse momento de reflexão, pois além de aprendermos novos conhecimentos estamos tendo a oportunidade de trocar experiências com outros professores que também estão inseridos na missão de alfabetizar.
    Alfabetizar não é apenas codificar e decodificar (fonemas e grafemas), mas sim disponibilizar situações de aprendizagem para que o aluno possa construir e reconstruir hipóteses sobre o mundo da escrita. É nos primeiros anos escolares que a criança desenvolve a curiosidade em saber ler e escrever. Com isso, é imprescindível estímulos para que a criança compreenda o funcionamento do sistema da escrita.
    Eliane Terezinha dos Santos Berger
    Professora 3º ano
    Escola Municipal de Ensino Fundamental Dezidério Fuzer

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  4. Colegas, realmente o Pacto está nos trazendo o desafio de repensarmos nossa prática como alfabetizadores: Como trabalhar conteúdos que realmente são significativos para nossos alunos? Como valorizar o conhecimento que o aluno já possui? Existe uma idade certa para alfabetizar? O que é alfabetizar? Entre outras.
    Estamos encarando este desafio... Mostrando nossas experiências, conhecimentos e aprendendo... E, juntas estamos buscando a construção de uma alfabetização de qualidade em nossa sala de aula.

    Ieda Romana
    Orientadora de Estudos

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