segunda-feira, 27 de maio de 2013

O Pacto e alfabetização


Emília Ferreiro na obra “Reflexões sobre a alfabetização” faz uma análise sobre a alfabetização, fazendo-nos repensar a nossa prática escolar, na qual se baseia em experiências vivenciadas por ela e por outros colaboradores. E realmente temos que concordar sobre a importância de repensarmos sobre a nossa prática educativa. Sendo assim, percebo que o curso do Pacto está nos proporcionando esse momento de reflexão, pois além de aprendermos novos conhecimentos estamos tendo a oportunidade de trocar experiências com outros professores que também estão inseridos na missão de alfabetizar.
Alfabetizar não é apenas codificar e decodificar (fonemas e grafemas), mas sim disponibilizar situações de aprendizagem para que o aluno possa construir e reconstruir hipóteses sobre o mundo da escrita. É nos primeiros anos escolares que a criança desenvolve a curiosidade em saber ler e escrever.  Com isso, é imprescindível estímulos para que a criança compreenda o funcionamento do sistema da escrita.

Eliane Terezinha dos Santos Berger
Professora 3º ano

Escola Municipal de Ensino Fundamental Dezidério Fuzer

2 comentários:

  1. O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

    Os encontros do pacto vieram para suprir a necessidade que nós, alfabetizadores temos frente a sala de aula; nos propiciando debates, leituras, reflexões e importantes trocas de experiências sobre as diversas formas de aprender e ensinar.
    É fundamental que o professor possa ter esses momentos de repensar sua prática.

    Caroline Cassol Bernardes 1º ano
    E. M. E. F. Edwaldo Bernardo Hoffmann

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  2. Enquanto educadora, sinto-me privilegiada em participar desse programa, é importante saber que não estamos sozinhas nesse compromisso de alfabetizar.
    Com certeza quanto maior for o aprofundamento sobre a alfabetização, mais clareza teremos para exercer nossa função auxiliando na formação para o bom exercício da cidadania.
    Nosso compromisso não é de apenas oportunizar ao aluno a aquisição de habilidades mecânicas, mas sim de proporcionarmos aos mesmos que sejam capazes de interpretar, compreender, questionar e dar significados ao produzir o conhecimento.
    Esse desafio requer trabalho, planejamento constante e diário e com certeza de conhecimento de teorias e atualização.
    O PACTO vem contribuir para a concretização de um trabalho comprometido com a educação.

    Raquel Chaves Friedrich- 1º ano
    Escola Sete de Setembro

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