Emília
Ferreiro na obra “Reflexões sobre a alfabetização” faz uma análise sobre a
alfabetização, fazendo-nos repensar a nossa prática escolar, na qual se baseia
em experiências vivenciadas por ela e por outros colaboradores. E realmente
temos que concordar sobre a importância de repensarmos sobre a nossa prática
educativa. Sendo assim, percebo que o curso do Pacto está nos proporcionando
esse momento de reflexão, pois além de aprendermos novos conhecimentos estamos
tendo a oportunidade de trocar experiências com outros professores que também
estão inseridos na missão de alfabetizar. 
Alfabetizar não é apenas codificar e decodificar (fonemas e
grafemas), mas sim disponibilizar situações de aprendizagem para que o aluno
possa construir e reconstruir hipóteses sobre o mundo da escrita. É nos
primeiros anos escolares que a criança desenvolve a curiosidade em saber ler e
escrever.  Com isso, é imprescindível estímulos
para que a criança compreenda o funcionamento do sistema da escrita.
Eliane Terezinha dos Santos Berger
Professora 3º ano
Escola Municipal de Ensino Fundamental Dezidério Fuzer
 
 
O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
ResponderExcluirOs encontros do pacto vieram para suprir a necessidade que nós, alfabetizadores temos frente a sala de aula; nos propiciando debates, leituras, reflexões e importantes trocas de experiências sobre as diversas formas de aprender e ensinar.
É fundamental que o professor possa ter esses momentos de repensar sua prática.
Caroline Cassol Bernardes 1º ano
E. M. E. F. Edwaldo Bernardo Hoffmann
Enquanto educadora, sinto-me privilegiada em participar desse programa, é importante saber que não estamos sozinhas nesse compromisso de alfabetizar.
ResponderExcluirCom certeza quanto maior for o aprofundamento sobre a alfabetização, mais clareza teremos para exercer nossa função auxiliando na formação para o bom exercício da cidadania.
Nosso compromisso não é de apenas oportunizar ao aluno a aquisição de habilidades mecânicas, mas sim de proporcionarmos aos mesmos que sejam capazes de interpretar, compreender, questionar e dar significados ao produzir o conhecimento.
Esse desafio requer trabalho, planejamento constante e diário e com certeza de conhecimento de teorias e atualização.
O PACTO vem contribuir para a concretização de um trabalho comprometido com a educação.
Raquel Chaves Friedrich- 1º ano
Escola Sete de Setembro