segunda-feira, 20 de maio de 2013

O imPACTO em Restinga Sêca...


O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, está oportunizando em nosso município,  que se realizem encontros de estudo e reflexão sobre as realidades presentes na escola. O grupo de alfabetizadoras consegue englobar a cada encontro o estudo das diretrizes do pacto e ao mesmo tempo, reflete sobre a realidade da educação em nossas escolas, sendo que as práticas cotidianas viram exemplos ricos em inovações e sugestões de melhoria na qualidade do trabalho do professor.
Dessa forma vale destacar conforme LEAL (2012,p. 12) que

Também cabe ao professor estar atento à diversidade de sala de aula, aos diferentes tempos de aprendizagem, buscando atender às necessidades dos alunos, com estratégias de ensino acessíveis a qualquer estudante. E como a avaliação não é um processo indissociável das práticas de ensino, é o professor que tem condições de fazer essa avaliação mais ampla.


Assim, a avaliação da aprendizagem do aluno está ligada diretamente ao trabalho desenvolvido pelo professor em sala de aula, e é necessário que o professor esteja ciente disso para compreender que o processo de aprendizagem pode prolongar-se pelos três primeiros anos de escolarização, completando assim o ciclo de alfabetização. Dessa forma, o professor sabe que a avaliação se torna diagnóstica e faz com que o mesmo re-pense o seu trabalho diário a fim de retomar quando necessário com os alunos que ainda não estejam alfabetizados.
Por fim, acreditamos que o pacto veio ao encontro das angústias vividas dentro da sala de aula e será um grande aliado na promoção da alfabetização até, no máximo, os 8 anos de idade.


Fabricia Sônego
Supervisora Escolar dos Anos Iniciais
E.M.E.F. Leonor Pires de Macedo

Um comentário:

  1. Minha experiência recente com alunos iniciando o mundo da leitura, percebo que ao articular as práticas de leitura, ao ler eles antecipam - com base apenas na imagem.
    À medida que avançam em suas hipóteses de leitura e escrita, os estudantes desenvolvem, com base no trabalho do professor, alternativas de verificação cada vez mais sofisticadas. Inicialmente, diferenciam as figuras dos textos. Depois, imaginam que só é possível ler algo com mais de três letras. Por fim, analisam, verificando principalmente as letras iniciais e finais de cada palavra.

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