O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa,
está oportunizando em nosso município,  que se realizem encontros de estudo e reflexão
sobre as realidades presentes na escola. O grupo de alfabetizadoras consegue
englobar a cada encontro o estudo das diretrizes do pacto e ao mesmo tempo,
reflete sobre a realidade da educação em nossas escolas, sendo que as práticas
cotidianas viram exemplos ricos em inovações e sugestões de melhoria na
qualidade do trabalho do professor. 
Dessa forma vale destacar conforme LEAL (2012,p. 12)
que
Também cabe ao professor estar atento à diversidade de sala de aula, aos
diferentes tempos de aprendizagem, buscando atender às necessidades dos alunos,
com estratégias de ensino acessíveis a qualquer estudante. E como a avaliação
não é um processo indissociável das práticas de ensino, é o professor que tem
condições de fazer essa avaliação mais ampla.
Assim, a avaliação da aprendizagem do aluno está
ligada diretamente ao trabalho desenvolvido pelo professor em sala de aula, e é
necessário que o professor esteja ciente disso para compreender que o processo
de aprendizagem pode prolongar-se pelos três primeiros anos de escolarização,
completando assim o ciclo de alfabetização. Dessa forma, o professor sabe que a
avaliação se torna diagnóstica e faz com que o mesmo re-pense o seu trabalho
diário a fim de retomar quando necessário com os alunos que ainda não estejam
alfabetizados.
Por fim, acreditamos que o pacto veio ao encontro das
angústias vividas dentro da sala de aula e será um grande aliado na promoção da
alfabetização até, no máximo, os 8 anos de idade.
Fabricia Sônego
Supervisora Escolar dos Anos Iniciais
E.M.E.F. Leonor Pires de Macedo
 
 
Minha experiência recente com alunos iniciando o mundo da leitura, percebo que ao articular as práticas de leitura, ao ler eles antecipam - com base apenas na imagem.
ResponderExcluirÀ medida que avançam em suas hipóteses de leitura e escrita, os estudantes desenvolvem, com base no trabalho do professor, alternativas de verificação cada vez mais sofisticadas. Inicialmente, diferenciam as figuras dos textos. Depois, imaginam que só é possível ler algo com mais de três letras. Por fim, analisam, verificando principalmente as letras iniciais e finais de cada palavra.