Sugestões para  Planos
de Aula que atendam:
·        
As
especificidades dos alunos que não
reconhecem as letras do alfabeto por seus nomes e formatos, portanto não dominam a correspondência letra-som.
-
Atividades para identificação do nome, vogais e consoantes que o compõe;
-
Atividades para identificação do nome dos colegas, número de letras que tem em
cada nome, quantas são vogais e quantas são consoantes;
-
Bingo do nome;
-
Alfabeto ilustrado com diferentes tipos de letras/desenho/palavras para expor
na sala de aula;
-
Jogos (boliche de letras, jogo da memória com correspondência desenho/palavra
ou desenho/letra inicial);
-
Brincadeira de pulos no pézinho, por exemplo. Num nível mais avançado,
trabalhamos as sílabas, número de sílabas. Aqueles que ainda se encontram no
processo de identificação, nomeação, o educador escreve a palavra no quadro ou
entrega digitada ao aluno para identificação das letras/sílabas. O aluno dá os
pulinhos de acordo com o número de sílabas da palavra;
-
Criando com as letras: O educador entrega uma letra, nomeia e deixa livre para
os educandos  usarem sua criatividade
artística;
-
Completando a letra que está faltando. Inicialmente pode-se trabalhar com o
próprio nome, em seguida introduzir outras palavras de forma que a palavra
esteja completa e logo abaixo com letras que estão faltando;
-
Produção textual coletiva;
-
Jogo das sílabas: cada aluno confecciona o seu, fazendo a identificação das
sílabas, formação da palavra, identificação das letras/vogais/consoantes/letras
que se repetem;
-
Atividades para identificação e diferenciação de letras, números e palavras de
outros sinais gráficos e entre si;
-
Poema, música (identificação de palavras, letras que compõe a palavra);
-
Histórias sonorizadas (estimulação auditiva e identificação de sons);
-
Teatro (leitura, interpretação, produção e imaginação);
-
História (jogo habilidade e atenção). Educando recebe uma folha com o nome de
um personagem principal da história. A medida que o educador conta a história,
os personagens vão se apresentando;
-
Expor na sala de aula em uma cartolina a letra de uma música infantil, poema,
etc. Em seguida, os alunos recebem esse mesmo texto com as frases numa
sequencia diferente. Terão de reorganizá-lo ou como uma segunda opção entre
outras, recebê-lo faltando palavras e os educandos terão de completar.
·        
As
especificidades dos alunos que produzem
textos e leem com autonomia.
“Leitura
e produção textual são atividades complementares, porém não necessariamente
simultâneas (GROSSI, 1990,v.3,p. 34).”
-
Produção Individual de textos, tendo como motivação o desenho do educando, a
escrita de uma carta, bilhete, cartão;
-
Confecção de jornal com a turma;
-
Produção coletiva de textos, podendo o educador partir da leitura de um livro e
fazer o resumo do mesmo em conjunto com os educandos;
-
Leitura de diferentes gêneros textuais;
-
Reconhecimento de palavras, frases no texto em diferentes tipos de letras;
-
Análise de palavras de um determinado texto, significado, letra inicial e
final, número de sílabas;
-
Ditado de palavras ou frases relativas ou não a um determinado texto;
-
Jogos (boliche de letras, jogo da memória com correspondência desenho/palavra
ou desenho/letra inicial);
-
Livro do alfabeto: relacionar palavras que iniciem com cada letra;
-
Brincadeira de pulos no pézinho, por exemplo. Num nível mais avançado,
trabalhamos as sílabas, número de sílabas. Aqueles que ainda se encontram no
processo de identificação, nomeação, o educador escreve a palavra no quadro ou
entrega digitada ao aluno para identificação das letras/sílabas. O aluno dá os
pulinhos de acordo com o número de sílabas da palavra;
-
Jogo das sílabas: cada aluno confecciona o seu, fazendo a identificação das
sílabas, formação da palavra, identificação das letras/vogais/consoantes/letras
que se repetem;
-
Poema, música (identificação de palavras, letras que compõe a palavra);
-
Teatro (leitura, interpretação, produção e imaginação);
-
História (jogo habilidade e atenção). Educando recebe uma folha com o nome de
um personagem principal da história. A medida que o educador conta a história,
os personagens vão se apresentando;
-
Remontagem de um texto, apresentado em nova folha digitada com suas frases em
ordem diferente da original;
-
Contagem de frases, de espaços e palavras;
-
Interpretação textual;
-
Completando as sílabas que estão faltando. Colocam-se em envelopes cartões com
palavras faltando à primeira sílaba e pequenos cartões onde estão as primeiras
sílabas retiradas. A tarefa consiste em completar adequadamente as palavras de
cada envelope. Esta mesma atividade pode ser feita para sílabas finais ou
intermediárias;
-Cartões
para bingo de sílabas, onde se pode enfatizar: sílabas iniciais, finais ou
intermediárias;
-
Montando um dicionário.
IMPORTANTE:
“A
diversificação do foco de interesse didático para cada nível da psicogênese não
implica necessariamente sempre a diversificação de atividades. Uma mesma
atividade pode servir para alunos em qualquer nível do processo, contanto que
ela englobe um espaço amplo de problemas e que o professor provoque diferentemente,
com questões e desafios adaptados a alunos em situações desiguais dentro da
psicogênese (GROSSI, 1990,v. 3, p. 27).”
Obs. Nota-se
que algumas atividades se repetem nas sugestões acima, considerando aqueles
educandos que não reconhecem as letras do alfabeto por seus nomes e formatos,
portanto não dominam a correspondência letra-som e para aqueles que produzem
textos e leem com autonomia.
Alexandra Marin Colpo
              E.M.E.F. Manuel Albino Carvalho    
 
 
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