segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Sugestões de Atividades para Planos de Aula com atividades específicas


Sugestões para  Planos de Aula que atendam:

·         As especificidades dos alunos que não reconhecem as letras do alfabeto por seus nomes e formatos, portanto não dominam a correspondência letra-som.

- Atividades para identificação do nome, vogais e consoantes que o compõe;

- Atividades para identificação do nome dos colegas, número de letras que tem em cada nome, quantas são vogais e quantas são consoantes;

- Bingo do nome;

- Alfabeto ilustrado com diferentes tipos de letras/desenho/palavras para expor na sala de aula;

- Jogos (boliche de letras, jogo da memória com correspondência desenho/palavra ou desenho/letra inicial);

- Brincadeira de pulos no pézinho, por exemplo. Num nível mais avançado, trabalhamos as sílabas, número de sílabas. Aqueles que ainda se encontram no processo de identificação, nomeação, o educador escreve a palavra no quadro ou entrega digitada ao aluno para identificação das letras/sílabas. O aluno dá os pulinhos de acordo com o número de sílabas da palavra;

- Criando com as letras: O educador entrega uma letra, nomeia e deixa livre para os educandos  usarem sua criatividade artística;

- Completando a letra que está faltando. Inicialmente pode-se trabalhar com o próprio nome, em seguida introduzir outras palavras de forma que a palavra esteja completa e logo abaixo com letras que estão faltando;

- Produção textual coletiva;

- Jogo das sílabas: cada aluno confecciona o seu, fazendo a identificação das sílabas, formação da palavra, identificação das letras/vogais/consoantes/letras que se repetem;

- Atividades para identificação e diferenciação de letras, números e palavras de outros sinais gráficos e entre si;

- Poema, música (identificação de palavras, letras que compõe a palavra);

- Histórias sonorizadas (estimulação auditiva e identificação de sons);

- Teatro (leitura, interpretação, produção e imaginação);

- História (jogo habilidade e atenção). Educando recebe uma folha com o nome de um personagem principal da história. A medida que o educador conta a história, os personagens vão se apresentando;

- Expor na sala de aula em uma cartolina a letra de uma música infantil, poema, etc. Em seguida, os alunos recebem esse mesmo texto com as frases numa sequencia diferente. Terão de reorganizá-lo ou como uma segunda opção entre outras, recebê-lo faltando palavras e os educandos terão de completar.

 

·         As especificidades dos alunos que produzem textos e leem com autonomia.

“Leitura e produção textual são atividades complementares, porém não necessariamente simultâneas (GROSSI, 1990,v.3,p. 34).”

- Produção Individual de textos, tendo como motivação o desenho do educando, a escrita de uma carta, bilhete, cartão;

- Confecção de jornal com a turma;

- Produção coletiva de textos, podendo o educador partir da leitura de um livro e fazer o resumo do mesmo em conjunto com os educandos;

- Leitura de diferentes gêneros textuais;

- Reconhecimento de palavras, frases no texto em diferentes tipos de letras;

- Análise de palavras de um determinado texto, significado, letra inicial e final, número de sílabas;

- Ditado de palavras ou frases relativas ou não a um determinado texto;

- Jogos (boliche de letras, jogo da memória com correspondência desenho/palavra ou desenho/letra inicial);

- Livro do alfabeto: relacionar palavras que iniciem com cada letra;

- Brincadeira de pulos no pézinho, por exemplo. Num nível mais avançado, trabalhamos as sílabas, número de sílabas. Aqueles que ainda se encontram no processo de identificação, nomeação, o educador escreve a palavra no quadro ou entrega digitada ao aluno para identificação das letras/sílabas. O aluno dá os pulinhos de acordo com o número de sílabas da palavra;

- Jogo das sílabas: cada aluno confecciona o seu, fazendo a identificação das sílabas, formação da palavra, identificação das letras/vogais/consoantes/letras que se repetem;

- Poema, música (identificação de palavras, letras que compõe a palavra);

- Teatro (leitura, interpretação, produção e imaginação);

- História (jogo habilidade e atenção). Educando recebe uma folha com o nome de um personagem principal da história. A medida que o educador conta a história, os personagens vão se apresentando;

- Remontagem de um texto, apresentado em nova folha digitada com suas frases em ordem diferente da original;

- Contagem de frases, de espaços e palavras;

- Interpretação textual;

- Completando as sílabas que estão faltando. Colocam-se em envelopes cartões com palavras faltando à primeira sílaba e pequenos cartões onde estão as primeiras sílabas retiradas. A tarefa consiste em completar adequadamente as palavras de cada envelope. Esta mesma atividade pode ser feita para sílabas finais ou intermediárias;

-Cartões para bingo de sílabas, onde se pode enfatizar: sílabas iniciais, finais ou intermediárias;

- Montando um dicionário.

IMPORTANTE:

“A diversificação do foco de interesse didático para cada nível da psicogênese não implica necessariamente sempre a diversificação de atividades. Uma mesma atividade pode servir para alunos em qualquer nível do processo, contanto que ela englobe um espaço amplo de problemas e que o professor provoque diferentemente, com questões e desafios adaptados a alunos em situações desiguais dentro da psicogênese (GROSSI, 1990,v. 3, p. 27).”

Obs. Nota-se que algumas atividades se repetem nas sugestões acima, considerando aqueles educandos que não reconhecem as letras do alfabeto por seus nomes e formatos, portanto não dominam a correspondência letra-som e para aqueles que produzem textos e leem com autonomia.

Alexandra Marin Colpo

              E.M.E.F. Manuel Albino Carvalho   

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