Ciclo de Alfabetização e
Progressão Escolar
                A escola é um espaço de apropriação de conhecimentos
sobre o mundo em que vivemos, em que se pensa sobre as relações com a natureza,
com o outro e consigo mesmo e que promove a socialização e a transformação da
realidade e a partir dessas premissas seu currículo não pode ser entendido como
um aglomerado de conteúdos.
         A
integração dos conhecimentos oriundos das diferentes áreas de conhecimento se
dá através da linguagem onde as identidades são construídas e a inserção social
ocorre. O ensino da oralidade e da escrita assume centralidade no processo
educativo e para concretizarmos tal tipo de ação pedagógica precisamos repensar
os modos de organização escolar.
         “O
regime de ciclos nos oferece possibilidades de repensarmos os tempos escolares,
de modo a encontrarmos formas diversificadas de abordar os conhecimentos, rumo
a um ensino mais problematizador.” (Texto 1, Unidade 8, Ano 1, pg.8)
         Ferreira
e Leal (2006) concebem que o regime de ciclos: possibilita a elaboração de uma
estrutura curricular que favorece a continuidade, a interdisciplinaridade e a
participação; pode colaborar para a negação de uma lógica excludente e competitiva
rumo a uma lógica da inclusão e da solidariedade; dentre outros aspectos.
         No
entanto para que os direitos de aprendizagem sejam garantidos é importante
planejar a ação docente valorizando os conhecimentos construídos pelas crianças
nos espaços extraescolares e que sejam oportunizadas situações para que novas
aprendizagens aconteçam.
         “A
progressão, no entanto, não pode ser vista simplesmente como passagem de uma
etapa de escolaridade para outra. Ela pode representar, na realidade, fenômenos
distintos, mas interligados.” 
         Enfim,
é importante que as crianças progridam no processo formal de escolarização, mas
com garantia de progressão em seu processo de ensino aprendizagem,
principalmente. Não se pode naturalizar a progressão dos estudantes que não
aprenderam. É necessário ajudar as crianças a avançarem em sua escolarização,
favorecendo suas aprendizagens.
Profª Aline Medeiros
EMEF Dezidério Fuzer – 2º ano
EMEF Três de Outubro – Pré-escola e 1º ano
 
 
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