domingo, 27 de outubro de 2013

Ciclo de Alfabetização e Progressão Escolar

                A escola é um espaço de apropriação de conhecimentos sobre o mundo em que vivemos, em que se pensa sobre as relações com a natureza, com o outro e consigo mesmo e que promove a socialização e a transformação da realidade e a partir dessas premissas seu currículo não pode ser entendido como um aglomerado de conteúdos.
         A integração dos conhecimentos oriundos das diferentes áreas de conhecimento se dá através da linguagem onde as identidades são construídas e a inserção social ocorre. O ensino da oralidade e da escrita assume centralidade no processo educativo e para concretizarmos tal tipo de ação pedagógica precisamos repensar os modos de organização escolar.
         “O regime de ciclos nos oferece possibilidades de repensarmos os tempos escolares, de modo a encontrarmos formas diversificadas de abordar os conhecimentos, rumo a um ensino mais problematizador.” (Texto 1, Unidade 8, Ano 1, pg.8)
         Ferreira e Leal (2006) concebem que o regime de ciclos: possibilita a elaboração de uma estrutura curricular que favorece a continuidade, a interdisciplinaridade e a participação; pode colaborar para a negação de uma lógica excludente e competitiva rumo a uma lógica da inclusão e da solidariedade; dentre outros aspectos.
         No entanto para que os direitos de aprendizagem sejam garantidos é importante planejar a ação docente valorizando os conhecimentos construídos pelas crianças nos espaços extraescolares e que sejam oportunizadas situações para que novas aprendizagens aconteçam.
         “A progressão, no entanto, não pode ser vista simplesmente como passagem de uma etapa de escolaridade para outra. Ela pode representar, na realidade, fenômenos distintos, mas interligados.”
         Enfim, é importante que as crianças progridam no processo formal de escolarização, mas com garantia de progressão em seu processo de ensino aprendizagem, principalmente. Não se pode naturalizar a progressão dos estudantes que não aprenderam. É necessário ajudar as crianças a avançarem em sua escolarização, favorecendo suas aprendizagens.

Profª Aline Medeiros
EMEF Dezidério Fuzer – 2º ano
EMEF Três de Outubro – Pré-escola e 1º ano


Nenhum comentário:

Postar um comentário