A cada início de ano letivo quando recebemos uma nova
turma pensamos nos conteúdos a serem desenvolvidos, na melhor metodologia a ser
utilizada, na forma como iremos avaliá-los e acompanhar seu desenvolvimento,
todavia precisamos levar em consideração que:
“Os
alunos agrupados em uma mesma sala de aula, apesar de terem, geralmente, a
mesma idade ou idades próximas, não aprendem as mesmas coisas, da mesma maneira
e no mesmo momento. Como cada aluno é um indivíduo diferente do outro, um ser
único, que vivencia experiências extraescolares distintas, é impossível existir
uma sala de aula homogênea. A heterogeneidade de conhecimentos dos alunos de
uma mesma turma ou de turmas diferentes é, portanto, natural e inevitável, não devendo
ser vista de maneira negativa.” (Caderno PNAIC, Ano 02, Unidade 07)
            Essa característica precisa ser vista como
promotora de atividades diversificadas em sala de aula ao mesmo tempo a fim de
atender à diversidade de conhecimentos dos alunos, ajustando o ensino às
diferentes necessidades de aprendizagem da turma.
            Para atender essa demanda o tempo pedagógico pode ser
organizado, em sala de aula de modo que as atividades sejam desenvolvidas de
modo coletivo e, sempre que viável, aplicadas com vários enfoques contemplando
as necessidades de cada aluno, respeitando o tempo de aprendizagem de cada
educando.
            Como por exemplo: ao levarmos um texto para a sala de
aula, seja ele: um poema, uma lenda, uma receita, uma leitura informativa, uma
fábula pode-se iniciar o trabalho com a leitura do mesmo pela professora ou por
um ou mais alunos que já estão lendo. 
            Num segundo momento sugere-se a compreensão, inferências
e extrapolações a partir do mesmo. Os alunos podem ainda, conforme seu nível de
lecto-escrita ilustrar, fazer uma releitura, identificar palavras, produzir frases,
criar um novo início ou fim para o mesmo, buscar palavras que rimem, localizar
palavras, completar frases, montar um mini-livro, dentre outras.
            Enfim “... pode-se propor variações em uma mesma
atividade, tornando-a mais ou menos desafiadora, de modo a atender à
diversidade de conhecimentos dos alunos ou propor atividades diferentes para
grupos ou duplas diferentes.” (Caderno PNAIC, Ano 02, Unidade 07)
Profº Aline Medeiros
EMEF Dezidério Fuzer – 2º
ano
EMEF Três de Outubro – Pré-escola
e 1º ano
 
 
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