quarta-feira, 2 de outubro de 2013

A heterogeneidade no processo de alfabetização: diferentes conhecimentos, diferentes atendimentos

            A cada início de ano letivo quando recebemos uma nova turma pensamos nos conteúdos a serem desenvolvidos, na melhor metodologia a ser utilizada, na forma como iremos avaliá-los e acompanhar seu desenvolvimento, todavia precisamos levar em consideração que:
“Os alunos agrupados em uma mesma sala de aula, apesar de terem, geralmente, a mesma idade ou idades próximas, não aprendem as mesmas coisas, da mesma maneira e no mesmo momento. Como cada aluno é um indivíduo diferente do outro, um ser único, que vivencia experiências extraescolares distintas, é impossível existir uma sala de aula homogênea. A heterogeneidade de conhecimentos dos alunos de uma mesma turma ou de turmas diferentes é, portanto, natural e inevitável, não devendo ser vista de maneira negativa.” (Caderno PNAIC, Ano 02, Unidade 07)

            Essa característica precisa ser vista como promotora de atividades diversificadas em sala de aula ao mesmo tempo a fim de atender à diversidade de conhecimentos dos alunos, ajustando o ensino às diferentes necessidades de aprendizagem da turma.
            Para atender essa demanda o tempo pedagógico pode ser organizado, em sala de aula de modo que as atividades sejam desenvolvidas de modo coletivo e, sempre que viável, aplicadas com vários enfoques contemplando as necessidades de cada aluno, respeitando o tempo de aprendizagem de cada educando.
            Como por exemplo: ao levarmos um texto para a sala de aula, seja ele: um poema, uma lenda, uma receita, uma leitura informativa, uma fábula pode-se iniciar o trabalho com a leitura do mesmo pela professora ou por um ou mais alunos que já estão lendo.
            Num segundo momento sugere-se a compreensão, inferências e extrapolações a partir do mesmo. Os alunos podem ainda, conforme seu nível de lecto-escrita ilustrar, fazer uma releitura, identificar palavras, produzir frases, criar um novo início ou fim para o mesmo, buscar palavras que rimem, localizar palavras, completar frases, montar um mini-livro, dentre outras.
            Enfim “... pode-se propor variações em uma mesma atividade, tornando-a mais ou menos desafiadora, de modo a atender à diversidade de conhecimentos dos alunos ou propor atividades diferentes para grupos ou duplas diferentes.” (Caderno PNAIC, Ano 02, Unidade 07)

Profº Aline Medeiros
EMEF Dezidério Fuzer – 2º ano
EMEF Três de Outubro – Pré-escola e 1º ano

            

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