A
Heterogeneidade na Sala de Aula
         Parte-se
do princípio de que os seres humanos apresentam uma constituição, ou seja, são
frutos das suas interações/relações sociais estabelecidas no meio em que vivem
e interagem.
            Diante
disso, sabe-se que estes apresentam níveis diferenciados de
aprendizagem/conhecimentos pré-existentes, quando ingressam no ambiente escolar,
sendo um dos fatores que os levam a ter mais facilidade ou dificuldade em
compreender o conhecimento formal a ser apreendido. Além disso, não se pode esquecer-se
dos educandos  que apresentam
dificuldades de aprendizagem, transtorno do déficit de atenção e/ou
hiperatividade, deficiência  física e/ou
mental, enfim...
            Nessa
gama de fatores, cada um apresenta uma história de vida, mais ou menos
facilitadora para a aprendizagem. E educadores, o que o fazem diante disso?
            Não
existem respostas prontas e acabadas, receitas, tudo depende do contexto o qual
lhes é apresentado. Contudo, o que é ponto pacífico e indiscutível; é que as pessoas
são diferentes, portanto aprendem de forma diferente. Assim como os  educandos, educadores  também apresentam uma história de vida e
formação.
            Sabe-se
que é necessário educar considerando a diversidade, ou seja, planejando e
executando intervenções que atendam as necessidades e o nível de cada educando.
Assim o faz-se, na medida do possível, ou pelo menos a maioria o faz.
            Não
se pode ser demagogo (a) a ponto de dizer que tudo é perfeito, porque não é. Tem-se
formação continuada, participa-se quando é de interesse e enriquecem-se as
aulas na medida em que se acredita numa determinada forma de trabalho
dialógico, crítico, participativo e lúdico.
            Nesse
contexto, pessoas se cruzam, ações; concepções interagem e conflitos acontecem.
Depende de cada um a resolução desses conflitos. Cabe ressaltar, que a
heterogeneidade da sala de aula está em todos os lugares/espaços e qual será a
importância que é dada a essas especificidades?
            Realmente
atende-se a cada um dentro de um único contexto ou criam-se leis e faz-se  que isso acontece?
            Ficam
os questionamentos para que se possa refletir sobre cada um deles e quem sabe
se reelaborar a prática pedagógica, se necessário. Isso depende de cada um!
Alexandra
Marin Colpo
E.M.E.F.
Manuel Albino Carvalho
Restinga
Sêca/RS
 
 
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