terça-feira, 27 de agosto de 2013

Professor(a) Alfabetizador: Dulce Streck Procknow
Escola: Municipal de Ensino Fundamental Sete De Setembro
Turma: 3º ano


Gêneros Textuais 

OS DIFERENTES TEXTOS A SERVIÇO DA PERSPECTIVA DO ALFABETIZADOR LETRANDO

Produção Textual: Gênero conto e Canção.

Foi trabalhado com a turma do 3º ano o conto A Festa no Céu. Iniciei contando a história da tartaruga.





O livro conta a história sobre a tartaruga que queria ir a uma festa no céu. Só que a festa era só para os bichos que voavam, mas ela teve uma grande idéia e se enfiou dentro do violão do Urubu-Rei, e quando o urubu foi, ela foi junto.
Quando ela chegou todos se impressionaram como aquele animal sem asas tinha conseguido ir a festa! E ela cantou e sambou a noite inteira!
A festa durou até o sol raiar e quando acabou a tartaruga entrou no esconderijo de novo. E ficou quietinha para o urubu não perceber.
Mas no meio do caminho, o Urubu-Rei de tão contente assobiou um samba da festa e a tartaruga começou cantarolar também.
O urubu percebeu, virou o violão e a tartaruga caiiiiiiiiiiiiiiiiiu.
Então ela quebrou todo o seu casco, mas os bichos que não voavam a ajudaram a colar o seu casco e por isso que ela tem esse casco tão remendado!


Após o conto foi desenvolvida uma atividade artística com o molde da tartaruguinha e embalagens de ovos. A turma pintou o corpo da tartaruguinha com lápis de cor e o casco da tartaruga com tinta guache.

  








Também foi confeccionado um cartaz coletivo com o mesmo tema. Onde cada aluno desenvolveu seu trabalho a partir do modelo ligando os pontos.

A atividade do conto foi desenvolvida com a interpretação e leitura. Bem como, o desenvolvimento artístico envolvendo as artes, recortes, colagem. Em seqüência foi trabalhado o gênero textual em forma de canção, tendo como  tema a Tartaruguinha, vindo a contribuir e reforçar o entendimento relacionando o conto.

MUSICA DA TARTARUGUINHA
Ouvi contar uma história.
Uma história engraçadinha.
Da tartaruguinha.
Da tartaruguinha.

Houve uma festa lá no céu.
Mas o céu era distante.
E a tartaruguinha viajou,
Na orelha do elefante.


Quando a festa terminou,
A bicharada se mandou
Quem viu a tartaruguinha
Quem viu?
Lá do céu ela caiu.


São Pedro o céu varreu.
e dá pobrezinha se esqueceu.
Ela disse ai meu corpinho
Está todo de fora!
Como é que eu vou fazer Pai do Céu?
Como vou viver agora?

Pai do Céu juntou os caquinhos e colou
Mais bonita ela ficou....


O gênero em forma de canção foi trabalhado a expressão expressiva e lingüística através do ato de cantar em combinação com o ritmo musical. A música auxiliou também para a coreografia de acordo com a letra, onde os alunos se apresentaram para as outras turmas.
Ao aplicar as atividades observou que no momento de leitura do conto, os alunos tem facilidade na compreensão e na coerência textual vindo a contribuir na prática da escrita e na leitura.

Os resultados foram satisfatórios no sentido de envolvimento e entendimento, tendo como resultado o envolvimento no processo da escrita, expressão corporal e linguística da criança.









Nenhum comentário:

Postar um comentário