Realizei várias atividades com os
alunos, relacionadas com as festas juninas, procurando sempre desenvolver
atividades tradicionais, com atividades lúdicas, também.
Como exemplo de atividades
desenvolvidas, cito a confecção das bandeirinhas, pintura, recorte, montagem
dos caipiras e confecção de painel, lenda da fogueira, jogos, brincadeiras,
comidas típicas entre outras .
Irei descrever a atividade que
foi realizada em sala de aula e no pátio da escola, com os alunos do 2º ano da
Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Edwaldo Bernardo Hoffmann. Na
sala de aula, foi trabalhado com a receita da pipoca e, no pátio, foram
realizadas brincadeiras típicas das festas juninas, com todos os alunos do
turno da manhã. 
As brincadeiras
foram realizadas de acordo com a idade/ano dos alunos.
Trabalho com a receita da pipoca.
RECEITA DE PIPOCA
Ingredientes:
Milho pipoca
Óleo
Sal
Modo de fazer:
Leve uma panela ao fogo com óleo
para aquecer, coloque o milho pipoca e vá mexendo com uma colher de madeira.
Quando começar estourar a pipoca tampe a panela e sacuda de vez em quando.
Quando parar de estourar retire do fogo, despeje em uma bacia, coloque sal,
misture bem e sirva.
Bom apetite!
Com este texto trabalhei a
interpretação e curiosidades sobre a pipoca:
Responder:
1-   Que tipo de texto é este?
2-   O que este texto ensina?
3-   Quais são as partes do texto?
4-   Que outros tipos de pipoca você
conhece?
Nesta
questão os alunos citaram pipoca caramelada, pipoca com chocolate, pipoca com
melado ,pipoca de micro ondas e outras.
OBS: Foi
comentada como é preparado cada tipo de pipoca.
CURIOSIDADE:
A pipoca é uma variação do milho que conta com uma
estrutura bastante semelhante à do original, sendo composta por amido, água e
uma casca bem dura. Apesar de parecer uma questão extremamente complexa, o
segredo por trás dessa “mágica” que é o estouro das pipocas é bastante simples:
água! É a expansão da umidade dentro do grão que o faz explodir. Essa água se
encontra dentro das pipocas, junto com o amido. Quando você coloca a porção
desejada em uma panela e tudo começa a esquentar, o amido se funde à umidade, o
que acaba criando uma espécie de cadeia de bolhas gelatinosas. A expansão faz
com que os grãos explodam e esse núcleo se torna aquela parte branca da pipoca
que todos nós adoramos.
Como os
alunos já conheciam o processo de feitio da pipoca tradicional, a da receita,
então foi preparada na sala de aula a pipoca comum no forno de micro ondas.
(Para preparar a pipoca foi forrado um pote com papel toalha, colocado o milho
pipoca, foi colocado papel toalha sobre a pipoca e o pote foi tampado com tampa
para potes de micro ondas).  Os alunos
observaram e ficaram admirados em vê-las estourar.
 Depois foram colocadas as pipocas nos
saquinhos de papel próprio para pipoca e eles comeram.
Também, foi comentada sobre a
diferença no preparo dos dois tipos de receita, a vantagem da pipoca feita no
micro ondas não ter gordura e a economia em relação à pipoca especifica para
micro ondas.
Depois foram realizadas as
brincadeiras no pátio, juntamente com os demais alunos, conforme fotos.
                                                                  
PROFESSORA ISALETE MARIA TONDO
                                                       2º ANO ESCOLA M. E. F. PROF. EDWALDO B. HOFFMANN






 
 
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