sábado, 3 de agosto de 2013

ATIVIDADES LÚDICAS DESENVOLVIDAS SOBRE AS FESTAS JUNINAS:



Realizei várias atividades com os alunos, relacionadas com as festas juninas, procurando sempre desenvolver atividades tradicionais, com atividades lúdicas, também.

Como exemplo de atividades desenvolvidas, cito a confecção das bandeirinhas, pintura, recorte, montagem dos caipiras e confecção de painel, lenda da fogueira, jogos, brincadeiras, comidas típicas entre outras .

Irei descrever a atividade que foi realizada em sala de aula e no pátio da escola, com os alunos do 2º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Edwaldo Bernardo Hoffmann. Na sala de aula, foi trabalhado com a receita da pipoca e, no pátio, foram realizadas brincadeiras típicas das festas juninas, com todos os alunos do turno da manhã.

As brincadeiras foram realizadas de acordo com a idade/ano dos alunos.

Trabalho com a receita da pipoca.

RECEITA DE PIPOCA

Ingredientes:

Milho pipoca

Óleo

Sal

Modo de fazer:

Leve uma panela ao fogo com óleo para aquecer, coloque o milho pipoca e vá mexendo com uma colher de madeira. Quando começar estourar a pipoca tampe a panela e sacuda de vez em quando. Quando parar de estourar retire do fogo, despeje em uma bacia, coloque sal, misture bem e sirva.

Bom apetite!

Com este texto trabalhei a interpretação e curiosidades sobre a pipoca:

Responder:

1-   Que tipo de texto é este?

2-   O que este texto ensina?

3-   Quais são as partes do texto?

4-   Que outros tipos de pipoca você conhece?

Nesta questão os alunos citaram pipoca caramelada, pipoca com chocolate, pipoca com melado ,pipoca de micro ondas e outras.

OBS: Foi comentada como é preparado cada tipo de pipoca.

CURIOSIDADE: A pipoca é uma variação do milho que conta com uma estrutura bastante semelhante à do original, sendo composta por amido, água e uma casca bem dura. Apesar de parecer uma questão extremamente complexa, o segredo por trás dessa “mágica” que é o estouro das pipocas é bastante simples: água! É a expansão da umidade dentro do grão que o faz explodir. Essa água se encontra dentro das pipocas, junto com o amido. Quando você coloca a porção desejada em uma panela e tudo começa a esquentar, o amido se funde à umidade, o que acaba criando uma espécie de cadeia de bolhas gelatinosas. A expansão faz com que os grãos explodam e esse núcleo se torna aquela parte branca da pipoca que todos nós adoramos.

Como os alunos já conheciam o processo de feitio da pipoca tradicional, a da receita, então foi preparada na sala de aula a pipoca comum no forno de micro ondas. (Para preparar a pipoca foi forrado um pote com papel toalha, colocado o milho pipoca, foi colocado papel toalha sobre a pipoca e o pote foi tampado com tampa para potes de micro ondas).  Os alunos observaram e ficaram admirados em vê-las estourar.

 Depois foram colocadas as pipocas nos saquinhos de papel próprio para pipoca e eles comeram.

Também, foi comentada sobre a diferença no preparo dos dois tipos de receita, a vantagem da pipoca feita no micro ondas não ter gordura e a economia em relação à pipoca especifica para micro ondas.

Depois foram realizadas as brincadeiras no pátio, juntamente com os demais alunos, conforme fotos.

                                                                   PROFESSORA ISALETE MARIA TONDO
                                                       2º ANO ESCOLA M. E. F. PROF. EDWALDO B. HOFFMANN
                                                                   






                                                             
 
 

 

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