É importante, na alfabetização, aproximar o aluno dos livros, despertando o seu interesse.
           Práticas com atividades que envolvam uma diversidade de gêneros textuais tornam a sala de aula um espaço alfabetizador e, mais do que isso, um local de encantamento com a leitura.
           O grande trunfo de usar canções, poesias, parlendas, quadrinhas, trava-língua, fábulas, histórias em quadrinho, provérbios, entre outros, está na possibilidade de promover uma abordagem lúdica, prazerosa e produtiva na prática de atividades do letramento.
História: Dolores Dolorida - Vera Cotrim.
Canção: A cobra.
Atividades:
- Leitura da história;
- Canção com gestos;
- Confecção de painel (desenho e escrita);
- Confecção da personagem da história;
- Dramatização; e
- Leitura de livros sobre os animais.
Poesia: O vestido da Laura - Cecília Meireles.
Atividades:
- A turma confecciona o vestido de acordo com a poesia;
- Cada aluno cria um vestido;
- Em grupos, os alunos desenham uma peça do vestuário, ou um
acessório, e elaboram um verso; e
- Alunos fazem suas produções e finalizam com um desfile.
Profa. Maria Salete Tolfo 
E.M.E.F. Franscisco Giuliani e E.M.E.F. Manuel Albino Carvalho


 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário