LEVANTAMENTO DOS NÍVEIS DA ESCRITA DOS
ALUNOS EM CLASSES DE ALFABETIZAÇÃO
DADOS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE RESTINGA
SÊCA
ANO LETIVO/2013
PERÍODO: 1º Trimestre
| 
ANO | 
NIVEIS DA ESCRITA | ||||
| 
Pré- Silábico | 
Silábico | 
Silábico 
Alfabético | 
Alfabético | 
Total  
Alunos | |
| 
1º ANO | 
51 | 
31 | 
23 | 
03 | 
108 | 
| 
2° ANO | 
13 | 
16 | 
29 | 
49 | 
107 | 
| 
3º ANO | 
09 | 
04 | 
17 | 
126 | 
156 | 
| 
TOTAL GERAL | 
73 | 
51 | 
69 | 
178 | 
371 | 
          Os dados
descritos acima foram coletados pelos professores alfabetizadores do município
de Restinga Sêca, com o auxílio das Supervisoras das Escolas, através de
testagens com os alunos, considerando o pensamento de Ferreiro e Teberosky que toda
criança passa por níveis estruturais da linguagem escrita até que se aproprie
da complexidade do sistema alfabético. São estes níveis estruturais, que
embasam a teoria da psicogênese. Os níveis de escrita, segundo a Psicogênese da
língua escrita são: 
Pré-silábico: A criança não estabelece vínculo entre fala e escrita e tem
leitura global, individual e instável do que escreve: só ela sabe o que quis
escrever;
Silábico: A criança começa a ter consciência de que existe alguma
relação entre pronuncia e a escrita, a criança tenta fonetizar a escrita e dar
valor sonoro às letras;
Silábico-Alfabética: A criança consegue combinar vogais e consoantes
numa mesma palavra, numa tentativa de combinar sons, sem tornar, ainda, sua
escrita socializável; 
Alfabética: A criança
compreende o modo de construção do código da escrita.
Ieda Romana Altermann Prodorutti
Orientadora de Estudos
 
 
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