sexta-feira, 2 de agosto de 2013

LEVANTAMENTO DOS NÍVEIS DA ESCRITA DOS ALUNOS EM CLASSES DE ALFABETIZAÇÃO
DADOS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE RESTINGA SÊCA
ANO LETIVO/2013
PERÍODO: 1º Trimestre

ANO
NIVEIS DA ESCRITA
Pré- Silábico
Silábico
Silábico
Alfabético
Alfabético
Total
Alunos
1º ANO
51
31
23
03
108
2° ANO
13
16
29
49
107
3º ANO
09
04
17
126
156
TOTAL GERAL
73
51
69
178
371


          Os dados descritos acima foram coletados pelos professores alfabetizadores do município de Restinga Sêca, com o auxílio das Supervisoras das Escolas, através de testagens com os alunos, considerando o pensamento de Ferreiro e Teberosky que toda criança passa por níveis estruturais da linguagem escrita até que se aproprie da complexidade do sistema alfabético. São estes níveis estruturais, que embasam a teoria da psicogênese. Os níveis de escrita, segundo a Psicogênese da língua escrita são: 
Pré-silábico: A criança não estabelece vínculo entre fala e escrita e tem leitura global, individual e instável do que escreve: só ela sabe o que quis escrever;
Silábico: A criança começa a ter consciência de que existe alguma relação entre pronuncia e a escrita, a criança tenta fonetizar a escrita e dar valor sonoro às letras;
Silábico-Alfabética: A criança consegue combinar vogais e consoantes numa mesma palavra, numa tentativa de combinar sons, sem tornar, ainda, sua escrita socializável;
Alfabética: A criança compreende o modo de construção do código da escrita.

Ieda Romana Altermann Prodorutti
Orientadora de Estudos

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