Os exemplos e as vivências mais
importantes para contínua formação do professor são as vivências e as práticas
realizadas em sala de aula, com uma turma, as alegrias e as angústias que esta
nos proporciona. Neste ano, não sou professora regente de nenhuma turma, o que
por vezes  faz-me  sentir  "com  identidade  perdida" de professora, dentro da  escola...
Mesmo sem uma turma, não há como não verificar
 a importância das atividades lúdicas em
sala de aula (ou fora dela) pois qualquer atividade realizada a partir do
movimento se torna mais atrativa e por vezes mais significativa. 
Como por exemplo, o simples
aprendizado dos números até dez, que pode passar 
pela contagem, grafia do número, musiquinhas e brincadeiras como a
amarelinha para enfim se tornar um conhecimento cientifico assimilado pelo aluno.
O objetivo era a assimilação do conhecimento científico, mas a vivência dessa
aprendizagem a partir das atividades lúdicas é o que proporciona a aprendizagem
significativa para o aluno.
Ainda para ilustrar, recordo de uma
atividade que fiz com os alunos do 1º e 2º (ainda na E.M.E.F. Floribaldo José de Freitas), quando em março, falavamos das comemorações do  aniversário do município, quantos anos estava completando, e algumas
informações sobre a história do município. Para festejar essa data fizemos
docinhos na sala de aula e uma festa de aniversário para Restinga Sêca. Tenho
certeza que os alunos compreenderam o sentido das homenagens ao município
realizadas naquela semana e ao mesmo tempo vivenciaram essa comemoração. 
Fabricia Sônego
Supervisora Escolar da E.M.E.F. Leonor
Pires de Macedo

 
 
Alimentação e Nutrição Saudável
ResponderExcluirEsta atividade foi iniciada na sala de Informática, onde os alunos assistiram ao Vídeo: Zuzubalândia: O almoço do Rei;
Após realizaram a atividades:
Zuzubalândia jogo da pirâmide dos alimentos;
Zuzubalândia jogo das frutas.
• Link para o material:
http://iguinho.ig.com.br/zuzu/video45.html
http://iguinho.ig.com.br/zuzu/diversao_piramide.html
http://iguinho.ig.com.br/zuzu/jogo-frutas.html
Público-alvo: 2º ano
• Conteúdo desenvolvido:
Pirâmide alimentar, alimentação saudável/não saudável e análise, conscientização sobre a alimentação diária consumida.
Atividades:
Primeiramente os alunos trouxeram embalagens de alimentos consumidos por suas famílias ao longo de uma semana.
Num segundo momento os alunos assistiram ao vídeo: Zuzubalândia: O almoço do Rei.
Após, foram levados ao laboratório de informática para realizarem uma pesquisa sobre o que é a Pirâmide alimentar e os alimentos que a compõe.
O objetivo principal foi conhecer e saber interpretar a pirâmide alimentar despertando o interesse por uma alimentação mais consciente de cada aluno, analisando se os alimentos que são consumidos são saudáveis ou não.
Após a pesquisa os alunos fizeram suas anotações para a atividade prática e foram apresentados ao Jogo sobre a Pirâmide alimentar.
A atividade se refere a um joguinho onde os alunos devem clicar nos alimentos da esteira e arrastá-los para localiza-los nos locais adequados dentro da pirâmide alimentar. Cada alimento correto vale um ponto.
A Pirâmide mostra as quantidades de todos os grupos de alimentos necessários na alimentação humana o que permite ao aluno o entendimento acerca de quais os alimentos e às quantidades necessárias para a correta nutrição humana.
O outro jogo realizado foi o das frutas, que consiste basicamente em encontrar figuras de frutas iguais, onde as mesmas quando agrupadas podem ser eliminadas de fácil maneira com um click. Esta atividade também envolveu senso de organização, equilíbrio, orientação, motricidade e visão periférica.
Retornando a sala de aula, foram formados grupos de alunos, dos quais confeccionaram cartazes descrevendo dois ou mais alimentos saudáveis e não saudáveis e porquê eles são considerados assim e qual sua importância ou malefício traz para nossa saúde (utilizaram conteúdos da pesquisa bem como baseados na pirâmide alimentar) . Considerando seus nutrientes e valores diários de consumo necessários.
Obs: Devido a problemas com o cabo USB da máquina digital, vou ficar devendo as fotos da atividade (não consegui baixar), mas levarei no encontro presencial para observação e assim que resolver o problema, postarei as fotos neste espaço.